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quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Probleminha no orkut

Uma escola recebeu uma verba para a compra de um computador. Fazendo as contas, o diretor concluiu que precisaria de mais R$ 600,00 para comprar o computador desejado. Por outro lado, constatou que se a verba recebida fosse 50% maior, ele compraria o computador e ainda sobrariam R$ 300,00 para a compra de uma impressora. Desse modo, pode-se concluir que o computador desejado custa
(A) R$ 2.400,00.
(B) R$ 2.100,00.
(C) R$ 2.000,00.
(D) R$ 1.900,00.
(E) R$ 1.800,00.

a alternativa correta eh a (A)

preço do computador = x + 600

x.1,5 - (x + 600) = 300
1,5x - x - 600 = 300
0,5x = 900
x = 1800

preço do computador = x + 600
preço do computador = 1800 + 600 = 2400

t+


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segunda-feira, 31 de março de 2008

Os Quatro 1 - Solução

Problema - Obter o número máximo constituído por 4 algarismos iguais a 1, sem emprego de sinais.

Solução - O número 1111 não responde às exigências do problema, por ser muito menor que 11¹¹. Seria por demais laborioso encontrar este número, mediante 11 multiplicações consecutivas de onze por si mesmo. Mas o cálculo pode ser executado com muito maior rapidez utilizando-se uma tábua de logaritmos. Este número ultrapassa 285 bilhões e, portanto, é mais de 25 milhões de vezes maior que 1111.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Os Quatro 1

Certamente, quase todos já devem conhecer o problema dos Quatro 4, em que se tem de formar qualquer número inteiro a partir das quatro operações básicas envolvendo apenas quatro algarismos 4.

Agora apresento a vocês o problema dos Quatro 1.

Problema - Obter o número máximo constituído por 4 algarismos iguais a 1, sem emprego de sinais.

Solução - Na próxima postagem.

T+

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Bem-vindos

Olá a todos os leitores. Esta é a primeira postagem e gostaria de ensejar a todos vocês, caros colegas, minhas maiores estimas e considerações.

Antes de mais nada, devo me apresentar. Sou professor de informática e tenho pós-graduação em Matemática. Matemática é uma área correlata da informática, portanto está aí minha admiração pela disciplina. Este blog tem a intenção de discutir quaisquer assuntos relativos à matemática (em quaisquer níveis do conhecimento), mas principalmente àqueles que dizem respeito ao ensino da disciplina.

Estamos interessados na troca de informações, na resolução de problemas de matemática (que poderão ser postados via e-mail ao autor, para posterior publicação e discussão). Divirtam-se e participem.

Obrigado,

Flávio Augusto de Freitas

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NOSSO OBJETIVO

OBJETIVO

Este blog será usado para divulgação de minhas ideias, notícias sobre tecnologia, disponibilização de links para download de materiais diversos (incluindo materiais didáticos -- que poderão ser usados em minhas aulas e/ou cursos). Gostaria de DEIXAR BEM CLARO que quaisquer materiais disponibilizados através deste blog são, tão somente, para acompanhamento de aulas e/ou cursos, e não constituem de modo algum, aulas na modalidade "ensino à distância" (EAD). Alunos têm total acesso aos materiais disponíveis, mas somente como tutoriais passo a passo. Apostilas disponibilizadas através deste blog não são materiais obrigatórios em disciplinas cursadas ou cursos ministrados.

RESPONSABILIDADE

O autor deste blog não é responsável pelo mau uso, intencional ou não, de qualquer código de programa disponibilizado aqui. Os códigos de programas disponíveis neste blog para download é e serão sempre, e tão somente, para uso didático durante o aprendizado. Seja bem-vindo.