Usuários online

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sistemas de Apoio à Decisão - Aula 23/10/2012

Compartilhamento Social e Inbound Links
Fonte: http://imasters.com.br/midia-e-marketing-digital/metricas/novos-dados-as-correlacoes-entre-o-compartilhamento-social-e-os-inbound-links
Fonte: http://www.mestreseo.com.br/seo/seo-como-os-search-engines-trabalham-com-os-inbound-links

AVISO: Tem um exercício no final

Primeiramente, o que são inbound links?

Como sabemos o links são importantes para o SEO de um site, ou seja, eles influenciam no posicionamento das páginas do site nos resultados de busca. Existem vários tipos de links e hoje vamos analisar a importância dos links de texto, mais precisamente os inbound links.

Link Building: Inbound Links

Por que os links de texto são importantes?

A maioria dos search engines prestam muita atenção para o texto âncora dos links. Uma página é considerada mais relevante para uma determinada keyword se esta keyword não aparecer somente no conteúdo, mas também for usada no texto âncora dos links que apontam para essa página, os inbound links. É possível encontrar páginas com um ranking elevado para uma determinada keyword mesmo que não exista nenhuma ocorrência no conteúdo. Isso acontece quando esta página recebe links de outros sites contendo essa keyword no texto âncora. Temos como exemplo os famosos Google bombs.

Como os search engines trabalham com os links de texto?

Sabemos que os links de texto são importantes para os search engines, mas não é tão claro qual o peso dos links quando uma página é indexada. Quando um link de texto é encontrado e seu texto âncora é convertido em tokens, por exemplo:
Suponhamos que o search engine encontre um link com texto âncora “Dez Dicas Rápidas”. Convertendo em tokens:
  • “Dez Dicas Rápidas”
  • “Dez”
  • “Dicas”
  • “Rápidas”
  • “Dicas Rápidas”
  • “Dez Dicas”
  • “Dez Rápidas”
Após o texto âncora do link ser convertido em tokens o algoritmo do search engine calcula o peso de cada token, baseando na quantidade de vezes que esse token aparece em textos âncora dos inbound links dessa página e na index do search engine. Então, se o peso do token exceder o mínimo, então a página é indexada para este token.

Mas o que isso contribui para o SEO do site?

A maioria dos search engines usa esse método para rankear as páginas da web. Então, se você quer melhorar o posicionamento do seu site, verifique se ele possui bons inbound links com os textos âncora certos. Otimizar as páginas do site é importante para dizer aos search engines que seu site é relevante para suas keywords. Bons inbound links com texto âncora certo irão reforçar a relevância das suas páginas para as keywords.
Agora você deve estar se perguntando, como posso utilizar os inbound links para tentar ocupar as primeira posições nas SERP’s?
  1. Otimize as páginas do seu site para suas keywords. Seu site terá um bom ranking se ele tiver inbound links suficientes para as keywords. Ficará mais fácil conseguir um bom posicionamento para uma determinada keyword se a página do seu site for otimizada para essa keyword.
  2. Como sabemos os search engines consideram cada link como um voto, então tente conseguir o máximo de inbound links possíveis. E o resultado será ainda melhor se no texto âncora dos links para seu site existirem suas keywords. Contudo, não use sempre o mesmo texto como texto âncora dos links. Varie utilizando expressões diferentes, porém relacionadas.
Portando, se você está com a intenção de aumentar o PageRank, melhorar o posicionamento nos resultados de busca e ainda aumentar as visitas do site, invista em uma campanha de Link Building. São muitos os benefícios que os links trazem para o site, principalmente se o Link Building for feito corretamente. Então, fique esperto, você pode ganhar links e reputação atráves do Link Building. Só tome cuidado com o Link Farm.


Correlações Entre Compartilhamento Social e Inbound Links

Ao longo dos últimos anos, os tópicos sobre os quais pesquisei, escrevi e falei, evoluíram. Uma das perguntas mais comuns que continuo fazendo é sobre a relação entre o compartilhamento de mídia social e o desempenho SEO. Graças à equipe do SEOmoz, eu tenho acesso à sua API Mozscape e pude começar, de fato, a responder estas perguntas de uma maneira científica.
Para completar esta análise, eu reuni um banco de dados de mais de 25 mil URLs que foram compartilhadas pelo menos uma vez sobre as três principais redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn). Essas URLs tinham, pelo menos, um mês de criação e tiveram pelo menos um incoming link.
Primeiro, eu observei a relação entre o número de vezes que uma URL foi twittada e o número de incoming links que tinham levado à ela. Encontrei uma relação convincentemente positiva. As URLs que tinham mais atenção do Twitter, também tinham mais atenção dos links:
Em segundo lugar, analisei o Facebook e achei, surpreendentemete, quase exatamente o mesmo efeito. A popularidade do Facebook está relacionada com a popularidade do inbound link para as URLs:
Finalmente, eu analisei o compartilhamento no LinkedIn. É claro que os números são muito menores aqui, devido à atividade de compartilhamento ser muito mais comum no Twitter e no Facebook, mas ainda encontrei outra relação positiva:
Para todas as “três grandes” redes sociais, descobri que o compartilhamento social teve uma relação positiva com os incoming links que apontam para uma URL. Esse resultado é basicamente o que eu esperava ver.
No entanto, quando voltei um pouco e comparei o Coeficiente de correlação de Pearson real do compartilhamento nas três redes para os inbound links, o que encontrei foi algo bem surpreendente.
Mesmo todas as três redes tendo uma correlação positiva, a força da relação foi mais forte para o LinkedIn. Assim, enquanto o LinkedIn pode ser a escolha menos óbvia, pelo menos para a atividade de compartilhamento, ainda é incrivelmente importante para os divulgadores também interessados no desempenho de SEO.


Desafio

Você conseguiria, rapidamente, fazer uma análise desse tipo usando uma planilha com três planilhas Plan1, Plan2 e Plan3, de inbound links, chamadas respectivamente de LinkedIn, Tweets e Facebook? Cada planilha teria Data, Hora (datas e horas podem ser aleatórias) e um link de página (pode ser uma palavra só - por exemplo, "BlogDoFlávio", "SiteDoJoão" -, que deve aparecer mais de uma vez, ou seja, deve ter muitas repetições do mesmo link (ou palavra, se preferir)).

  1. Faça um relatório detalhado, como mostrado acima nesta postagem, com gráficos incluídos.
  2. Escreva uma análise pessoal sobre as conclusões que podem ser tiradas deste estudo.
  3. Finalmente, compare este exercício simplificado com uma possível análise para um site específico, digamos, seu próprio blog, e diga como poderia ser usada esta análise para tomada de decisão, suponhamos, melhorar a visualização do blog na internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSO OBJETIVO

OBJETIVO

Este blog será usado para divulgação de minhas ideias, notícias sobre tecnologia, disponibilização de links para download de materiais diversos (incluindo materiais didáticos -- que poderão ser usados em minhas aulas e/ou cursos). Gostaria de DEIXAR BEM CLARO que quaisquer materiais disponibilizados através deste blog são, tão somente, para acompanhamento de aulas e/ou cursos, e não constituem de modo algum, aulas na modalidade "ensino à distância" (EAD). Alunos têm total acesso aos materiais disponíveis, mas somente como tutoriais passo a passo. Apostilas disponibilizadas através deste blog não são materiais obrigatórios em disciplinas cursadas ou cursos ministrados.

RESPONSABILIDADE

O autor deste blog não é responsável pelo mau uso, intencional ou não, de qualquer código de programa disponibilizado aqui. Os códigos de programas disponíveis neste blog para download é e serão sempre, e tão somente, para uso didático durante o aprendizado. Seja bem-vindo.