Usuários online

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Manifestação de Estudantes de Escolas Públicas de Juiz de Fora é duramente reprimida pela polícia

O que está acontecendo com os professores resume-se numa só palavra: estupro. Literalmente estamos sendo 'VIOLADOS' e 'MAL PAGOS'.
Após assistir ao vídeo original sem edições, veja como foi noticiada a informação pela Globo na reportagem recortada e que não mostra os policiais agindo com truculência e força desnecessária para deter um professor 'magrelo'.
Observação: O policial negando que houve violência por parte da polícia para com o professor chega a ser hilário, não fosse trágico.
O professor André Nogueira de Ávila é natural de Juiz de Fora, Minas Gerais. Tem 27 anos (nasceu em 26/01/1984), leciona no Ensino Médio e tem nível superior completo. Segundo minhas fontes, ele é filho de Ademar (não informado o nome completo), conhecido dono de bancas de Jogo do Bicho na cidade de Lima Duarte, Minas Gerais.
Candidato derrotado na eleição de 2010, concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) com o número 16162. Aliás, sobre o PSTU pode-se ler uma postagem bastante interessante aqui e saber um pouco o que o partido tem feito pelos trabalhadores, segundo o PCO. Também o PCdoB tem algumas opiniões sobre o PSTU - leia aqui.
Atualmente é diretor da subsede de Juiz de Fora do Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação).
Como se autoqualifica, ele tem ideologia 51% de esquerda, 51% radical, 51% liberal, que você confere aqui.
A versão do professor:
Em contrapartida, André Nogueira de Ávila, educador, diretor da subsede de Juiz de Fora do Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação), diz que o movimento com cerca de 400 estudantes foi furado por um policial em uma motocicleta.
“Os estudantes paralisaram o trânsito por cinco minutos. De repente, um guarda de trânsito que pilotava uma motocicleta, foi para cima deles. Eu entrei na frente da moto para defender os alunos, foi aí que os militares me puxaram e tentaram me tirar do local”; “Eles torceram o meu braço na frente dos estudantes"; "Foram truculentos”; disse o professor André Nogueira de Ávila. Informou ainda que a ação policial o teria deixado com hematomas pelo corpo.
A versão do Sind-UTE:
Na versão do Sind-UTE , "o professor defendia alunos que faziam uma cerca humana para paralisar o trânsito no cruzamento da rua Halfeld com a Rio Branco".
Em nota divulgada no site da categoria, os professores afirmaram: “o professor André foi jogado no chão, algemado e levado de camburão para a delegacia.
Diante de tamanha agressão os alunos se revoltaram contra a polícia, sentaram no meio da avenida, puxaram palavras de ordem contra a repressão e não se intimidaram continuando a manifestação por mais de uma hora.”
A versão da polícia:
Segundo as informações da assessoria da PM, "os manifestantes organizaram uma passeata pelo Centro da cidade e, em determinado momento fecharam as três vias gerando um caos no trânsito".
André  teria sido advertido três vezes, não acatou a ordem da PM e ainda teria instigado os manifestantes contra os policiais. De acordo com a assessoria, Ávila, foi preso por desacato a autoridade e desobediência.
Segundo o major Renato Preste, subcomandante do 2º Batalhão de Juiz de Fora, o professor teria se desentendido com um motociclista, que não era da polícia, e acabou detido por desobediência.
Os militares teriam imobilizado e algemado o professor. “Estávamos presentes no local para dar segurança para a comunidade, transeuntes e os próprios manifestantes. Tivemos que intervir devido ao desentendimento”, explica o major.
O que dizem os sites de notícia:
Os manifestantes haviam saído do Instituto Estadual de Educação (IEE) na manhã de terça-feira (30/08) em direção à Câmara Municipal da cidade. Em um cruzamento no Centro de Juiz de Fora, os manifestantes impediram o fluxo dos veículos, que foi furado por um motociclista.
O professor foi levado para a delegacia e passou por exames de corpo de delito, ação padrão da polícia a fim de evitar acusações futuras, como violência desnecessária, por exemplo.
Minha opinião:
A julgar pelos acontecimentos e pela repercussão na imprensa e blogs, talvez esteja nascendo aí mais um "mártir" (?) na luta pela justiça e direitos dos estudantes e professores.
Ou, a meu ver, uma nova candidatura a deputado estadual esteja nascendo, eivada de segundas intenções.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Metade dos alunos de 8 anos não sabe o mínimo, o meu tem 5 e foge da estatística

Metade das crianças brasileiras que concluíram o 3.º ano (antiga 2.ª série) do ensino fundamental em escolas públicas e privadas não aprendeu os conteúdos esperados para esse nível de ensino. Cerca de 44% dos alunos não têm os conhecimentos necessários em leitura; 46,6%, em escrita; e 57%, em matemática.


Isso significa que, aos 8 anos, elas não entendem para que serve a pontuação ou o humor expresso em um texto; não sabem ler horas e minutos em um relógio digital ou calcular operações envolvendo intervalos de tempo; não identificam um polígono nem reconhecem centímetros como medida de comprimento.


Meu filho tem cinco anos, já lê quase 100% com pontuação, sem se engasgar com palavras desconhecidas e encontros consonantais como LH, NH, RR, SS etc., entende algumas piadinhas em histórias em quadrinhos, lê horas e tem seu próprio relógio digital de pulso, já sabe usar um tablet Android e ligar sozinho o notebook, além de usar a internet para pesquisar vídeos, imagens e jogos, faz pequenos cálculos de adição, conhece muitos polígonos pelo nome, usa a fita métrica e sabe ler a medida, apesar de não entender completamente o que ela significa. Lê, fala (com fluência) e soletra diversas palavras em inglês, conhecendo seu significado. E ele só começa a estudar para valer ano que vem.


Isso demonstra uma coisa, não que minha família sozinha sirva para efeito comparativo, que a educação só se realiza a longo prazo. É necessário passar-se geração após geração para que a educação prevaleça sobre a ignorância. O fato dos meus pais terem ensino médio, e eu superior, coloca meu filho numa situação completamente diferente da situação que meu pai tinha. A oferta de formas de aprendizagem agradáveis, instigantes, o fato de eu ser professor, ambos os pais graduados, estar numa escola particular, ter muitos livros e revistas, poder aquisitivo para estar sempre comprando revistas e livrinhos para ele, enfim tudo isso, que não é incomum para grande parte da sociedade, é no entanto, privado da grande maioria, esmagadora maioria de analfabetos funcionais.


Caminhamos em sentido contrário das grandes nações, ditas de primeiro mundo, como China, EUA e países europeus. E mesmo na América Latina há países que investem muito mais em educação que o Brasil. Chegaremos, certamente, ao topo do mundo. Já somos a 7ª economia global. Ficaremos no topo? Acho que não. Ao invés de uma curva de Bode, estamos mais para uma Senóide.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rede pública tem a pior educação no país

Em meio à greve dos servidores públicos da educação, ficamos sabendo em recente pesquisa que a rede pública tem a pior educação no país.

Os alunos que atingiram 175 pontos aprenderam o esperado para o nível. Em matemática a média nacional ficou em 171 pontos. Acima desta taxa, ficaram apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mais de 55% dos alunos do Sul aprenderam o esperado na etapa. No Norte, o índice foi de apenas 28% e no Nordeste, de 32%.

João Horta, do Inep, diz que os resultados podem ser revertidos com mais investimentos. Ele defende a ampliação do sistema de ensino integral, para melhor atendimento a alunos com dificuldades.

- Aumentar as horas de estudos das crianças pode minimizar as diferenças.

Ao contrário do que pensa o Sr. João Horta, aumentar o tempo que os alunos ficam na escola só fará sobrecarregar mais ainda os professores e funcionários que lá trabalham. Nunca se fala neste país em melhorar a qualificação do professor, do funcionário que trabalha com o aluno, do salário parco pago ao professor.

O que podemos esperar de um país onde se noticia até a greve do Chile (o que nós temos a ver com ela?) e não se noticia a greve dos professores da União. Até o MST já foi mostrado na TV sendo atendido por políticos em Brasília, mas os servidores públicos nem em emissoras de rádio se ouve falar.

Maiores informações podem ser obtidas aqui.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Greve Fantasma (ou Échelon¹ Brasileiro)

Uma busca nos principais sites de notícias Google News, G1 e R7, não retorna nada sobre a greve dos servidores públicos. Só se falam em greves localizadas. Isto significa apenas uma coisa para mim: a máquina da censura do governo mandando nos órgãos "livres" de notícias. É mais um motivo para que mantenhamos a greve: desmascarar publicamente esse governo de corruPTos.

Nenhum canal de TV noticia a greve que atinge mais da metade dos servidores públicos. O governo veta qualquer informação ser divulgada, já que outras greves sem maior importância que a dos educadores são divulgadas normalmente.

Há pouco assisti no Jornal Nacional que o governo sentou-se à mesa para negociar com invasores do MST. Ou seja, é mais importante negociar com arruaceiros, invasores, destruidores de propriedade alheia que sentar à mesa para negociar com a classe mais menosprezada de trabalhadores.

¹ Quer saber mais sobre Échelon? Veja aqui.

domingo, 21 de agosto de 2011

Greve :: Notícas

Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado." - Cid Gomes, atual governador do estado do Ceará.

SE VOCÊ ACHA QUE O GOVERNADOR DEVE DOAR SEU SALÁRIO E GOVERNAR POR AMOR, COLE NO SEU MURAL DO FACEBOOK, NO ORKUT, EM TODAS AS REDES SOCIAIS

Greve :: Fique por dentro

Olá alunos,

Quem quiser se manter informado sobre a greve em nossa instituição pode seguir o facebook: http://www.facebook.com/sinasefe.riopomba ou o blog: http://sinasefe-rp.blogspot.com/.

Informo também que estou no DCC toda quinta-feira e sexta-feira de 13h às 17h, enquanto durar a greve.

Atenciosamente,

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Em plena luta por nosso direitos, isso...

Vereador diz que professores são inúteis e causa polêmica em SP.

Será que ele seria vereador se não tivesse estudado? Acho que se necessitam de professores para isso, não!?

Fonte: G1

GREVE

Olá alunos,

De acordo com a assembléia dos servidores de ontem, venho comunicar que a quase totalidade dos professores votaram a favor da greve. Sendo assim, de acordo com e-mail recebido hoje, comunico que a partir da próxima segunda-feira, dia 15/08/2011, estaremos de greve.

Entretanto, este blog estará disponível, como sempre esteve, à consulta e uso dos alunos e ao público em geral.

Atenciosamente,

Professor Flávio Augusto de Freitas
IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Maior número primo conhecido

Olá alunos,

Já sabem que números primos são usados em algoritmos criptográficos de uso geral, principalmente na criptografia RSA. Números primos são importantes e conhecer os maiores números primos possíveis aumenta a dificuldade de quebra de segurança nesses algoritmos criptográficos.

Atualmente o maior número primo encontrado é 243.112.609 − 1 descoberto no dia 23 de agosto de 2008, num projeto de computação distribuída pela Internet, o GIMPS, que usa o tempo ocioso doprocessador de computadores pessoais, procurando por números primos específicos, do tipo 2p − 1, em que p é primo, chamados primos de Mersenne. Este último primo encontrado é o primo de Mersenne de número 46 e tem 12.978.189 dígitos.

Para quem quiser brincar com números primos, basta ter o OpenOffice.org (pode ser o LibreOffice ou BrOffice), fazendo o seguinte:

  • Criar um novo documento no OpenOffice.org Writer;
  • Copiar o código abaixo para uma nova macro do OpenOffice.org Basic.
  • Executar a macro escolhendo (quando for perguntado) 500 linhas, 20 colunas e maior número primo igual a 123456.
Notas
  • A execução pode levar alguns minutos (não mais do que 10, para 10.000 primos), pois não foi feito qualquer esforço para otimizar o código.
Public Plan AS Object

SUB TabelaDePrimos ()
EscreveTabela (CLNG (InputBox ("Quantas linhas:")), CLNG (InputBox ("Quantas colunas:")), CLNG (InputBox ("Maior número primo permitido:")))
END SUB

SUB EscreveTabela (MaxL AS LONG, MaxC AS LONG, MaxP)
DIM document AS object
DIM dispatcher AS object
'Dim Cel As Object
'Plan = ThisComponent.getCurrentController().getActiveSheet()

document = ThisComponent.CurrentController.Frame
dispatcher = createUnoService("com.sun.star.frame.DispatchHelper")

' A palavra "COM" deve ser grafada em minusculo para funcionar.
' O formatador da Wikipedia esta colocando em maiusculo por engano.
DIM args1(3) AS new COM.sun.star.beans.PropertyValue

args1(0).NAME = "TableName"
args1(0).Value = ""
args1(1).NAME = "Columns"
args1(1).Value = MaxC
args1(2).NAME = "Rows"
args1(2).Value = MaxL

dispatcher.executeDispatch(document, ".uno:InsertTable", "", 0, args1())

' A palavra "COM" deve ser grafada em minusculo para funcionar.
' O formatador da Wikipedia esta colocando em maiusculo por engano.
DIM args2(0) AS new COM.sun.star.beans.PropertyValue

N=2
FOR l=0 TO MaxL-1
FOR c=0 TO MaxC-1
DO WHILE NOT ePrimo(N)
N=N+1
LOOP
IF N>MaxP THEN EXIT SUB
'Escreve na tabela
args2(0).NAME = "Text"
args2(0).Value = Str(N)
dispatcher.executeDispatch(document, ".uno:InsertText", "", 0, args2())
dispatcher.executeDispatch(document, ".uno:JumpToNextCell", "", 0, Array())
N=N+1
NEXT c
NEXT l
END SUB

FUNCTION ePrimo (n AS LONG) AS Boolean
IF n = 2 THEN
ePrimo = true
EXIT FUNCTION
END IF
IF n MOD 2 = 0 THEN
ePrimo = false
ELSE
FOR d = 3 TO SQR(n) STEP 2
IF n MOD d = 0 THEN
ePrimo = false
EXIT FUNCTION
END IF
NEXT d
ePrimo = True
END IF
END FUNCTION
Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Teoria_de_n%C3%BAmeros/10000_primos
Atenciosamente,

Criptaritmética

Criptaritmética é uma comunidade para aqueles que adoram decifrar quebra-cabeças de criptaritmética e desejam incentivar a criação e divulgação de alfaméticos. Você pode entrar e tentar resolver alfaméticos solúveis manualmente.

Para entender o que é criptaritmética e aprender a decifrar alfaméticos, visite o nosso site http://criptaritmetica.awardspace.us/.

Para visitar a comunidade no orkut acesse http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2193897.

Atenciosamente,

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Cifrador de César

Eis um possível código-fonte para o Cifrador de César:

#include
#include

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
char s[20], alfa1[52], alfa2[52];
int i;
char ch;
char *ptr;
// inicializa alfabetos

// alfabeto normal
strcpy(alfa2, "");
for(i=0; i<26; i++) alfa1[i] = 'A' + i;
for(i=0; i<26; i++) alfa2[i] = 'D' + i;
for(i=23; i<26; i++) alfa2[i] = alfa1[i - 23];

// alfabeto deslocado 3 letras à direita
for(i=0; i<26; i++) alfa1[26 + i] = 'a' + i;
for(i=0; i<26; i++) alfa2[26 + i] = 'd' + i;
for(i=49; i<52; i++) alfa2[i] = alfa1[i - 23];

printf("Texto original : ");
scanf("%s", &s);
printf("\n\n");
// Cifrando
for(i=0; i
ch = s[i];
ptr = strchr(alfa1, ch);
if(*ptr) s[i] = alfa2[ptr - alfa1];
}
printf("Texto cifrado : %s\n\n", s);

// Decifrando
for(i=0; i
ch = s[i];
ptr = strchr(alfa2, ch);
if(*ptr) s[i] = alfa1[ptr - alfa2];
}
printf("Texto decifrado: %s\n\n", s);

system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}


Atenciosamente,

Segurança da Informação - Aula 002

Olá alunos,

Nossa segunda aula de Segurança da Informação.


Faça download das aulas anteriores aqui:

Atenciosamente,

Segurança da Informação - Aula 001

Olá alunos,

Nossa primeira aula de Segurança da Informação.

Atenciosamente,

Sistemas de Apoio à Decisão - Aula 002

Olá alunos,

Nossa segunda aula de Sistemas de Apoio à Decisão.


Faça download das aulas anteriores aqui:

Atenciosamente,

Sistemas de Apoio à Decisão - Aula 001

Olá alunos,

Nossa primeira aula de Sistemas de Apoio à Decisão.


Atenciosamente,

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tutorial Dev-C++ - 011 - Estrutura de Dados Homogêneas 1

Olá alunos,

11º tutorial aqui.

Nunca é demais lembrar, mas todas as nossas aulas de C/C++ serão realizadas de forma prática usando a série de tutoriais que estão sendo publicados aqui. Desse modo, você não perde conteúdo e pode seguir no mesmo ritmo que o restante da turma.

próximo tutorial

Atenciosamente,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSO OBJETIVO

OBJETIVO

Este blog será usado para divulgação de minhas ideias, notícias sobre tecnologia, disponibilização de links para download de materiais diversos (incluindo materiais didáticos -- que poderão ser usados em minhas aulas e/ou cursos). Gostaria de DEIXAR BEM CLARO que quaisquer materiais disponibilizados através deste blog são, tão somente, para acompanhamento de aulas e/ou cursos, e não constituem de modo algum, aulas na modalidade "ensino à distância" (EAD). Alunos têm total acesso aos materiais disponíveis, mas somente como tutoriais passo a passo. Apostilas disponibilizadas através deste blog não são materiais obrigatórios em disciplinas cursadas ou cursos ministrados.

RESPONSABILIDADE

O autor deste blog não é responsável pelo mau uso, intencional ou não, de qualquer código de programa disponibilizado aqui. Os códigos de programas disponíveis neste blog para download é e serão sempre, e tão somente, para uso didático durante o aprendizado. Seja bem-vindo.