Em meio à greve dos servidores públicos da educação, ficamos sabendo em recente pesquisa que a rede pública tem a pior educação no país.
Os alunos que atingiram 175 pontos aprenderam o esperado para o nível. Em matemática a média nacional ficou em 171 pontos. Acima desta taxa, ficaram apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mais de 55% dos alunos do Sul aprenderam o esperado na etapa. No Norte, o índice foi de apenas 28% e no Nordeste, de 32%.
João Horta, do Inep, diz que os resultados podem ser revertidos com mais investimentos. Ele defende a ampliação do sistema de ensino integral, para melhor atendimento a alunos com dificuldades.
- Aumentar as horas de estudos das crianças pode minimizar as diferenças.
Ao contrário do que pensa o Sr. João Horta, aumentar o tempo que os alunos ficam na escola só fará sobrecarregar mais ainda os professores e funcionários que lá trabalham. Nunca se fala neste país em melhorar a qualificação do professor, do funcionário que trabalha com o aluno, do salário parco pago ao professor.
O que podemos esperar de um país onde se noticia até a greve do Chile (o que nós temos a ver com ela?) e não se noticia a greve dos professores da União. Até o MST já foi mostrado na TV sendo atendido por políticos em Brasília, mas os servidores públicos nem em emissoras de rádio se ouve falar.
Maiores informações podem ser obtidas aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.