A teoria da decisão baseia-se em diversos critérios. Podemos adotar uma solução estatística, matemática, usar programação linear etc. Vamos tentar resolver alguns casos de estudo e verificar qual a melhor solução para cada um deles.
Alguns casos de estudo:
Caso 1: Lavanderia
O sr. Branco vai abrir uma nova lavanderia, para a qual pretende comprar várias máquinas de lavar. Já fez um estudo prévio sobre 33 tipos de máquina disponíveis, recolhendo dados sobre os atributos que considera mais importantes: preço, tempo de lavagem e consumo de água e eletricidade (tabela 1). O sr. Branco gostaria de pré-selecionar um conjunto de máquinas (não mais que cinco) para uma análise mais aprofundada que lhe permita fazer a escolha final, atendendo a outros atributos dificilmente quantificáveis.
[adaptado de Zeleny (1982), pg 210]
Tabela 1: Máquinas de lavar
Máquina Preço US$ Lavagem (T.min) kWh Água (L)
1 509 74 1.5 114
2 425 80 1.5 110
3 446 72 1.6 135
4 564 65 1.6 ll8
5 547 53 1.8 140
6 450 68 1.6 135
7 473 65 1.6 130
8 484 56 1.7 115
9 456 68 1.6 130
10 488 72 1.6 114
11 530 55 1.7 135
12 477 76 1.5 110
13 589 53 1.6 130
14 534 61 1.4 122
15 536 57 1.7 110
16 494 71 1.5 135
17 425 65 1.5 120
18 555 53 1.7 125
19 543 57 1.6 120
20 515 68 1.5 130
21 452 76 1.5 112
22 547 68 1.5 120
23 421 76 1.4 130
24 498 68 1.6 120
25 467 65 1.7 130
26 595 50 1.8 135
27 414 68 1.7 125
28 431 66 1.7 110
29 452 72 1.5 115
30 408 77 1.6 119
31 478 59 1.8 110
32 395 76 1.5 120
33 543 57 1.5 135
Caso 2: Bonecas
A fábrica de brinquedos "Mestre Ado" produz uma boneca de qualidade para exportação ("Mafalda") , e uma outra, normal, para consumo interno ("Sandra"). A Mafalda ocasiona um lucro de 400 reais por unidade, contra 300 da Sandra. Por restrições de material, a fábrica só consegue produzir 400 bonecas por dia (independentemente do tipo). Se só produzisse Mafaldas, a fábrica poderia fabricar apenas 250 por dia, devido ao seu tempo de produção, que é o dobro do da Sandra. A firma quer maximizar o lucro, mas privilegiando a exportação.
[adaptado de Hwang e Masud (1979), pg 23]
Caso 3: America
A tabela 2 foi publicada no The New York Times, em Outubro de 1973, quando a Sra. Emmy Grant estava tentando escolher uma área metropolitana para viver, no seu regresso do estrangeiro.
[adaptado de Zeleny (1982), pg 181]
Tabela 2: Indicadores socio-económicos
Caso 4: Editora
Uma editora vai lançar um novo livro, ao preço de 1500 reais. O custo de produção é de 300 reais, mais 300 reais por cada exemplar produzido. Um estudo de mercado permitiu estimar as probabilidades de venda do livro, constantes da tabela 3. A editora quer decidir quantos milhares deve ter a edição.
[adaptado de Zeleny (1982), pg 35]
Tabela 3: Estudo de mercado
vendas 0 1000 2000 3000 4000 5000 6000>
prob. 0.05 0.15 0.30 0.25 0.15 0.10 0.00
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