Usuários online

sábado, 9 de abril de 2011

Assim não dá...

Estafa! Desânimo! Sei lá. Certo é que, em se tratando de ser professor hoje em dia, está muito complicado. Ou eu estou perdendo o tino, ou eu é que estou errado de estar ali na frente tentando explicar uma disciplina que mais de 90% dos alunos estão nem aí pra ela.

Dias atrás, um aluno é acordado por um colega, enquanto eu tentava explicar alguns algoritmos.


Na última aula, um dia depois de uma prova, enquanto eu fazia sua correção e explicava a resolução de uma questão dela, passo a passo na lousa, a maioria dos alunos da mesma turma simplesmente deitou sobre suas carteiras e adormeceu. Prova essa que, os que estavam dormindo ou tiraram zero ou muito próximo disso. Além disso, nunca ministrei em nenhuma outra turma que tenha lecionado, uma prova que eu ficasse o tempo todo pedindo silêncio. Realmente a grande maioria não sabe se comportar.

Em outro canto, da mesma sala de aula, mesma turma, podia-se ver outra parte dos alunos dormindo ou recém despertados.

Sei que não são todos, há uma minoria que procura fazer os exercícios e gosta dos desafios da disciplina, pega os livros recomendados na biblioteca e me procura nos corredores, no pátio ou ao final das aulas para tirar dúvidas. Obrigado a estes que me dizem da forma mais simples que estou no caminho certo.

Entretanto, a outra parte, a grande maioria, é a mesma que entra e sai da sala a todo instante para beber água, ir ao banheiro de 5 em 5 minutos, com suas solicitações inoportunas, interrompendo o raciocínio da explicação detalhada, meticulosamente realizada e trabalhosa de um problema lógico bem na metade só para perguntar se a palavra algoritmo tem acento ou não, jogando por terra um raciocínio primoroso e principalmente demorado.

É esta parte da turba que vem, desde o início reclamando não estar entendendo a matéria. É esta parte da turba que conversa durante a aula inteira, fazendo-me muitas vezes chegar ao ponto de ter de gritar por silêncio. Na última aula, entretanto, após pedir por silêncio várias vezes, após gritar várias vezes (um professor precisa disso!?), após ficar em silêncio, cabisbaixo, esperando a turba se calar, finalmente, explodi e esmurrei a lousa várias vezes, obtendo finalmente o tão apreciado e preciso silêncio, substituído em seguida, sem nenhuma surpresa, pela fúria infernal das vozes que insistiam em não se calar. Só um suspiro agonizante num mar revolto.

Não foi nenhuma surpresa eu ser chamado para uma conversa. Surpresa foi saber das reclamações sobre a dificuldade de entendimento da matéria por parte de alguns alunos. Não sei quem são, só sei de uma coisa: como conseguir entender qualquer coisa que se diga, numa sala que insiste em não se calar de maneira alguma?

Com esta turma eu já cravei o prego na parede, já tirei as chuteiras, só está faltando uma coisa... e está por um fio.

Desafortunadamente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSO OBJETIVO

OBJETIVO

Este blog será usado para divulgação de minhas ideias, notícias sobre tecnologia, disponibilização de links para download de materiais diversos (incluindo materiais didáticos -- que poderão ser usados em minhas aulas e/ou cursos). Gostaria de DEIXAR BEM CLARO que quaisquer materiais disponibilizados através deste blog são, tão somente, para acompanhamento de aulas e/ou cursos, e não constituem de modo algum, aulas na modalidade "ensino à distância" (EAD). Alunos têm total acesso aos materiais disponíveis, mas somente como tutoriais passo a passo. Apostilas disponibilizadas através deste blog não são materiais obrigatórios em disciplinas cursadas ou cursos ministrados.

RESPONSABILIDADE

O autor deste blog não é responsável pelo mau uso, intencional ou não, de qualquer código de programa disponibilizado aqui. Os códigos de programas disponíveis neste blog para download é e serão sempre, e tão somente, para uso didático durante o aprendizado. Seja bem-vindo.