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quarta-feira, 13 de abril de 2011

Exercícios de introdução à programação em C (1º)

1. Escreva um programa completo que, dados dois números inteiros, mostre na tela o maior deles, assim como a diferença existente entre ambos.
2. Escreva um programa completo que permita a qualquer aluno introduzir, pelo teclado, uma sequência arbitrária de notas (válidas no intervalo de 10 a 20) e que mostre na tela, como resultado, a correspondente média aritmética simples.
O número de notas com que o aluno pretenda efetuar o cálculo não será fornecido ao programa, o qual terminará quando for introduzido um valor que não seja válido como nota de aprovação.
3. Escreva um programa completo que aceite, pelo terminal, um número inteiro maior que zero e devolva, na tela, a soma de todos os seus algarismos. Por exemplo, ao número 251 corresponderá o valor 8. Se o número introduzido pelo utilizador não for maior que zero, o programa terminará sem apresentar qualquer resultado na tela.
4. Em Matemática, o número harmónico designado por Hn define-se como sendo o enésimo termo da série harmónica. Ou seja:
Hn = 1 + 1/2 + 1/3 + 1/4 + … + 1/n
Apresente um programa que calcule o valor de qualquer Hn.
5. Construa um programa que permita introduzir pelo terminal uma sequência de números inteiros e determine se cada um desses números é ou não perfeito. Todos os números perfeitos encontrados deverão ser escritos na tela. Chama-se perfeito a um número inteiro não negativo que seja igual à soma dos seus divisores próprios, exceto ele mesmo (e.g. o número 6 possui divisores 1, 2, 3 e 6, portanto 1+2+3=6; 6 é um número perfeito -- o número 8 possui divisores 1, 2, 4 e 8, portanto 1+2+4=7; 8 não é um número perfeito).
6. As tarifas de um certo parque de estacionamento são as seguintes:
1.ª e 2.ª hora - R$ 1,00 cada
3.ª e 4.ª hora - R$ 1,40 cada
5.ª hora e seguintes - R$ 2,00 cada
O número de horas a pagar é sempre inteiro e arredondado por excesso. Deste modo, quem estacionar durante 61 minutos pagará por duas horas, que é o mesmo que pagaria se tivesse permanecido 120 minutos. Os momentos de chegada ao parque e partida deste são apresentados na forma de pares de inteiros, representando horas e minutos. Por exemplo, o par 12 50 representará “dez para a uma da tarde”.
Pretende-se um programa que, lidos pelo teclado os momentos de chegada e de partida, escreva na tela o preço cobrado pelo estacionamento. Deverá haver validação de dados. Admite-se que a chegada e a partida se dão com intervalo não superior a 24 horas (mas cujo controle de verificação não passa pelo programa aqui em causa). Portanto, se uma dada hora de chegada for superior à da partida, isso não é uma situação de erro, antes significará que a partida ocorreu no dia seguinte ao da chegada.
7. Numa votação, destinada a selecionar um entre três candidatos, optou-se pela coleta e processamento dos votos por computador. Supondo que os candidatos são designados pelas três primeiras letras do alfabeto, em minúsculas, faça um programa que obedeça à seguinte especificação:
Os votos são recebidos a partir do teclado, numa sequência arbitrária de caracteres. O carácter zero significa voto em branco e um caractere especial, '$', indica o final dessa sequência.
Pretende-se a afixação, na tela, dos seguintes dados estatísticos:
• o número total de votantes;
• o número de votos nulos;
• o número de votos em branco;
• a votação obtida pelos diversos candidatos, quer em valor absoluto, quer em percentagem dos votos expressos;
• indicação do candidato vencedor, ou, em caso de empate, quais os candidatos que partilham o primeiro lugar;
• indicação de ocorrência de maioria absoluta, se for caso disso.

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