Usuários online

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Metade dos alunos de 8 anos não sabe o mínimo, o meu tem 5 e foge da estatística

Metade das crianças brasileiras que concluíram o 3.º ano (antiga 2.ª série) do ensino fundamental em escolas públicas e privadas não aprendeu os conteúdos esperados para esse nível de ensino. Cerca de 44% dos alunos não têm os conhecimentos necessários em leitura; 46,6%, em escrita; e 57%, em matemática.


Isso significa que, aos 8 anos, elas não entendem para que serve a pontuação ou o humor expresso em um texto; não sabem ler horas e minutos em um relógio digital ou calcular operações envolvendo intervalos de tempo; não identificam um polígono nem reconhecem centímetros como medida de comprimento.


Meu filho tem cinco anos, já lê quase 100% com pontuação, sem se engasgar com palavras desconhecidas e encontros consonantais como LH, NH, RR, SS etc., entende algumas piadinhas em histórias em quadrinhos, lê horas e tem seu próprio relógio digital de pulso, já sabe usar um tablet Android e ligar sozinho o notebook, além de usar a internet para pesquisar vídeos, imagens e jogos, faz pequenos cálculos de adição, conhece muitos polígonos pelo nome, usa a fita métrica e sabe ler a medida, apesar de não entender completamente o que ela significa. Lê, fala (com fluência) e soletra diversas palavras em inglês, conhecendo seu significado. E ele só começa a estudar para valer ano que vem.


Isso demonstra uma coisa, não que minha família sozinha sirva para efeito comparativo, que a educação só se realiza a longo prazo. É necessário passar-se geração após geração para que a educação prevaleça sobre a ignorância. O fato dos meus pais terem ensino médio, e eu superior, coloca meu filho numa situação completamente diferente da situação que meu pai tinha. A oferta de formas de aprendizagem agradáveis, instigantes, o fato de eu ser professor, ambos os pais graduados, estar numa escola particular, ter muitos livros e revistas, poder aquisitivo para estar sempre comprando revistas e livrinhos para ele, enfim tudo isso, que não é incomum para grande parte da sociedade, é no entanto, privado da grande maioria, esmagadora maioria de analfabetos funcionais.


Caminhamos em sentido contrário das grandes nações, ditas de primeiro mundo, como China, EUA e países europeus. E mesmo na América Latina há países que investem muito mais em educação que o Brasil. Chegaremos, certamente, ao topo do mundo. Já somos a 7ª economia global. Ficaremos no topo? Acho que não. Ao invés de uma curva de Bode, estamos mais para uma Senóide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

NOSSO OBJETIVO

OBJETIVO

Este blog será usado para divulgação de minhas ideias, notícias sobre tecnologia, disponibilização de links para download de materiais diversos (incluindo materiais didáticos -- que poderão ser usados em minhas aulas e/ou cursos). Gostaria de DEIXAR BEM CLARO que quaisquer materiais disponibilizados através deste blog são, tão somente, para acompanhamento de aulas e/ou cursos, e não constituem de modo algum, aulas na modalidade "ensino à distância" (EAD). Alunos têm total acesso aos materiais disponíveis, mas somente como tutoriais passo a passo. Apostilas disponibilizadas através deste blog não são materiais obrigatórios em disciplinas cursadas ou cursos ministrados.

RESPONSABILIDADE

O autor deste blog não é responsável pelo mau uso, intencional ou não, de qualquer código de programa disponibilizado aqui. Os códigos de programas disponíveis neste blog para download é e serão sempre, e tão somente, para uso didático durante o aprendizado. Seja bem-vindo.